FAQ’s

O que é necessário para me candidatar a um curso de formação contínua?

A candidatura é submetida online, através do portal da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, SIGARRA. Em cada curso será encaminhado(a) para a página oficial onde pode encontrar “Candidatura de ingresso”.

Há alguma taxa associada à candidatura?

A taxa de candidatura tem um valor fixo de 15€. Note-se que a candidatura só será considerada válida após este pagamento. Assim, este terá de ser realizado até à data limite da candidatura ao curso.

Há algum limite de idade para frequentar os vossos cursos?

A idade mínima é de 16 anos e não há um limite máximo.

Qual a duração dos cursos?

Os cursos de línguas podem ser intensivos, com uma duração de um a dois meses, semestrais, que decorrem ao longo de um semestre (PLE) e anuais. Os cursos temáticos tem uma duração variável (consultar a nossa oferta aqui).

O que é a prova de diagnóstico?

É uma prova, realizada online, através da plataforma Moodle da Universidade do Porto que permite aferir o nível de conhecimento em determinada língua. Esta prova está disponível para Alemão, Francês e Inglês. Poderá ser necessário gravador áudio e auscultador.

Não tenho a certeza do meu nível de língua. Como faço para me inscrever na prova?

Deve clicar aqui e escolher a prova que pretende realizar. Depois de se candidatar deve efetuar o pagamento e receberá um e-mail com as instruções para a realização da prova no Moodle.

Quanto terei de pagar pela prova de diagnóstico?

30€, não reembolsável e não transitável.

Como faço para aceder ao Moodle da UP?

Para entrar no Moodle, deve autenticar-se com o email institucional (ex.: up2020xxxxx@letras.up.pt) e a password que utiliza para se validar na nossa página.

Como submeto a candidatura?

Depois de saber o nível em que ficou colocado, deve aceder à página do respetivo curso onde encontrará a opção de candidaturas de ingresso.

Nunca estudei na UP, como posso obter as credenciais de acesso?

Se é a primeira vez que se candidata a um curso na U.PORTO, terá de solicitar um utilizador temporário, através do preenchimento do formulário de pedido de utilizador
O utilizador temporário é apenas válido no ato da candidatura. Para mais informações, consultar o manual de instruções (utilizador temporário).

Qual é o valor da taxa/emolumento?

Os valores variam de acordo com o n.º de horas do curso. Ver informação aqui.

Quem é considerado estudante ou ex-estudante da UP?

Qualquer estudante inscrito num curso conferente de grau ou que tenha concluido um curso de formação contínua, na Universidade do Porto.

Qual a diferença entre candidatura e matrícula?

A candidatura expressa a vontade de realizar o curso, sem que fique vinculado à FLUP e, por isso, apenas é cobrada a taxa da candidatura (e a taxa da prova de diagnóstico, se tiver sido realizada). A matrícula obriga ao pagamento da taxa de inscrição.

Submeti a candidatura mas decidi não frequentar o curso. O que devo fazer, tenho de pagar alguma taxa ou propina?

Deve dar-nos conhecimento da sua decisão por email, e não fica vinculado à FLUP por não ter efetuado a matrícula. Contudo, a taxa de candidatura não é reembolsável.

Formalizei a candidatura e fui admitido, o que devo fazer agora?

Sendo admitido ao curso deve efetuar a matrícula, de acordo com as instruções que recebe por email.

Como posso efetuar o pagamento?

Se tiver conta bancária em Portugal, pode gerar referências multibanco, através da sua conta corrente (símbolo “MB”); se preferir ou se não tiver conta em Portugal, pode efetuar o pagamento com cartão de crédito. Para tal, deve ler o guia de instruções que consta na sua conta-corrente, antes de iniciar o pagamento. Outra opção será dirigir-se, pessoalmente, à Tesouraria (piso 1), onde poderá pagar em numerário, cartão de débito ou de crédito (visa e mastercard).

Formalizei a matrícula mas não poderei frequentar o curso. E agora?

A partir do momento em que formaliza a matrícula, é obrigatório o pagamento do valor do curso, que não é reembolsável nem transitável para outro curso/ano letivo.

Frequentei o curso mas reprovei, posso ter algum certificado?

Se obteve frequência (assiduidade a pelo menos, 75% do n.º total de horas do curso), mas não foi aprovado, pode solicitar a certidão de frequência, através da sua página de estudante.

O que consta no certificado de frequência?

No certificado de frequência consta que frequentou com assiduidade o curso, com a respetiva designação e n.º de horas do curso.

Terminei o curso com sucesso. Como posso obter o certificado?

Se obteve aprovação, isto é, classificação igual ou superior a 10 valores, pode solicitar a certidão de curso, através da sua página de estudante.

O que consta no certificado de curso?

No certificado de curso consta que foi aprovado no curso, com a respetiva designação, classificação obtida, n.º de horas e n.º de créditos ECTS (caso de aplique).

English EN Portuguese PT