Competências Transversais e Transferíveis da U.Porto

Formações em áreas diversas ou complementares às dos conhecimentos e competências técnicas do ciclo de estudos em que o estudante está inscrito, orientadas para o desenvolvimento de competências interdisciplinares ou de qualidades pessoais ou interpessoais (soft skills e transferable skills). Para efeitos de formação autónoma em relação aos planos de estudos e de certificação, têm características semelhantes às das Unidades de Formação Contínua.

A UC de Filosofia da Cidade proporciona competências reflexivas, integradoras e problematizadoras que interessam a diversas áreas do conhecimento e ação humanas. O seu foco abrange as cidades contemporâneas (que atualmente abrigam mais de metade da população mundial) e o impacto multidimensional da crescente mobilidade humana sobre modos de vida e relações entre o espaço, o poder, o cidadão e a política. Assim, pela aprendizagem que propõe e pelo foco que a constitui, esta UC confirma a sua relevância na análise e nas respostas aos desafios que podem fragilizar ou ameaçar o bem viver individual e coletivo.

Também disponível:

Ética na era da tecnologia e da informação

No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:

1. Conhecer os conceitos fundamentais da ética ou Filosofia Moral;
  2. Compreender a natureza dos desafios colocados à Ética pelas tecnologias e pela informação;
  3. Analisar dilemas e desafios éticos em diferentes domínios de ação;
  4. Identificar e discutir implicações éticas no uso de tecnologia na melhoria do desempenho do corpo humano;
  5. Identificar e discutir implicações éticas da geração, recolha e utilização de informação massiva individual gerada pelo uso de dispositivos eletrónicos.

Ferramentas e Competências Transversais em Ciências Sociais

1. Aquisição de competências que permitam uma melhor adequação da formação global dos estudantes às necessidades de investigação e de trabalho no âmbito das Ciências Sociais.
  2. Desenvolvimento de competências técnicas, metodológicas e instrumentais aplicáveis a atividades de investigação e ocupações profissionais diversas.
  3. Desenvolvimento de competências interpessoais (e.g., competências de comunicação, organização, de trabalho em equipa), intrapessoais (e.g., empatia, liderança, sentido de responsabilidade, integridade, autoestima, autogestão, motivação, flexibilidade, sociabilidade, gestão de tempo e tomada de decisões) e de cidadania global.

Filosofia e Literatura: Vergílio Ferreira e Eduardo Lourenço

Com esta formação, pretende-se estimular o desenvolvimento de uma visão panorâmica e transdisciplinar da nossa cultura, dirigida a públicos com diversas formações de base, focada, em particular, nas vias de diálogo possível entre Filosofia e Literatura, a partir de dois autores de referência: Vergílio Ferreira e Eduardo Lourenço.

English EN Portuguese PT