Formações em áreas diversas ou complementares às dos conhecimentos e competências técnicas do ciclo de estudos em que o estudante está inscrito, orientadas para o desenvolvimento de competências interdisciplinares ou de qualidades pessoais ou interpessoais (soft skills e transferable skills). Para efeitos de formação autónoma em relação aos planos de estudos e de certificação, têm características semelhantes às das Unidades de Formação Contínua.

A UC de Filosofia da Cidade proporciona competências reflexivas, integradoras e problematizadoras que interessam a diversas áreas do conhecimento e ação humanas. O seu foco abrange as cidades contemporâneas (que atualmente abrigam mais de metade da população mundial) e o impacto multidimensional da crescente mobilidade humana sobre modos de vida e relações entre o espaço, o poder, o cidadão e a política. Assim, pela aprendizagem que propõe e pelo foco que a constitui, esta UC confirma a sua relevância na análise e nas respostas aos desafios que podem fragilizar ou ameaçar o bem viver individual e coletivo.
Também disponível:
Ética na era da tecnologia e da informação
No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:
- Conhecer os conceitos fundamentais da ética ou Filosofia Moral;
- Compreender a natureza dos desafios colocados à Ética pelas tecnologias e pela informação;
- Analisar dilemas e desafios éticos em diferentes domínios de ação;
- Identificar e discutir implicações éticas no uso de tecnologia na melhoria do desempenho do corpo humano;
- Identificar e discutir implicações éticas da geração, recolha e utilização de informação massiva individual gerada pelo uso de dispositivos eletrónicos.
Ferramentas e Competências Transversais em Ciências Sociais
- Aquisição de competências que permitam uma melhor adequação da formação global dos estudantes às necessidades de investigação e de trabalho no âmbito das Ciências Sociais.
- Desenvolvimento de competências técnicas, metodológicas e instrumentais aplicáveis a atividades de investigação e ocupações profissionais diversas.
- Desenvolvimento de competências interpessoais (e.g., competências de comunicação, organização, de trabalho em equipa), intrapessoais (e.g., empatia, liderança, sentido de responsabilidade, integridade, autoestima, autogestão, motivação, flexibilidade, sociabilidade, gestão de tempo e tomada de decisões) e de cidadania global.
Filosofia e Literatura: Vergílio Ferreira e Eduardo Lourenço
Com esta formação, pretende-se estimular o desenvolvimento de uma visão panorâmica e transdisciplinar da nossa cultura, dirigida a públicos com diversas formações de base, focada, em particular, nas vias de diálogo possível entre Filosofia e Literatura, a partir de dois autores de referência: Vergílio Ferreira e Eduardo Lourenço.