Parque de estacionamento exterior gratuito para veículos de duas rodas

Parque de estacionamento exterior gratuito para veículos de duas rodas

Desde 2015 que a FLUP dispõe de um parque de estacionamento no exterior exclusivo para veículos de duas rodas. A utilização do parque é gratuita.

Também existem lugares pagos nos parques cobertos da FLUP, (3 lugares devidamente assinalados em cada um dos parques), os quais estão sujeitos a pagamento. Para poderem usufruir deste estacionamento, deverão registar a matrícula do motociclo no Serviço de Informática da FLUP, do mesmo modo que é feito para os automóveis, sendo efetuada a passagem nas barreiras das entradas da FLUP mediante o uso do cartão.

Consulte aqui todos os passos para poder utilizar o parque de estacionamento pago na FLUP: https://sigarra.up.pt/flup/pt/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=16902


Uso a Bicicleta como meio de transporte desde 2003. Na altura era raro encontrar outro ciclista urbano…felizmente muito se avançou desde então, quer em termos de legislação, com as mudanças introduzidas no código da estrada, quer na mentalidade de todos – peões, automobilistas e responsáveis locais – sobre a presença das bicicletas na rua. Hoje já somos vários em bicicleta!!
Em 2018 aderi ao programa UPBIKE e desde então sou fã da Bicicleta elétrica e como ela “aplana” a encosta mais íngreme da nossa cidade (tão de altos e baixos)!!
Adoro andar de bicicleta e vir para o trabalho desta forma em qualquer momento do ano, é um excelente despertador que dispõe bem para o resto do dia!! Não há “horas de ponta” em bicicleta, porque raramente se espera em fila, mesmo respeitando (como é devido) os semáforos no caminho!!
Só não entendo, a ocasional mal disposição de algum automobilista face às bicicletas, pelo facto de, por momentos, terem de reduzir a velocidade. Se pensarmos bem, cada bicicleta na rua é, potencialmente, um carro a menos na estrada e, portanto, menos engarrafamento, menos poluição, menos tempo de espera em fila para os automobilistas…um sem número de vantagens que supera em muito o tal bocadinho em que é preciso ir mais devagar.

Maria Alice Ribeiro – Núcleo de Apoio à Inclusão

Aderi ao Projeto UBike logo no início e usei a bibicleta elétrica entre 9/11/2018 e 4/12/2019. Seria, para mim, o meio de transporte ideal se a cidade estivesse mais preparada (ou se eu fosse mais nova!…). Quanto ao esforço da FLUP, foi importante a adaptação de um espaço para o estacionamento de veículos de duas rodas. Falta, no entanto, um espaço coberto para o mesmo efeito.

Maria Helena Miranda – Biblioteca da FLUP

Gostaria de vir de bicicleta para a FLUP, mas não tem nenhuma?

A Universidade do Porto, através do projeto U-Bike disponibiliza 265 bicicletas elétricas à comunidade U.Porto. Consulte aqui toda a informação sobre o projeto (datas candidatura, condições,…): https://cdup.up.pt/ubike

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: